sábado, 14 de junho de 2008

Comemora-se 100 anos do início da Imigração Japonesa pro Brasil.
Um dos méritos deste povo é ter conseguido criar uma cultura pop, contemporânea. Ter produzido e continuar produzindo, fomentantando e apropriando-se de uma Cultura sua com visão no Presente. Uma cultura-e-arte com raízes no século 20 em solo japonês e que dialoga (e em alto e bom tom) com o Mundo. Tem respostas para
os japoneses, seus descendentes e habitantes do mundo vivos. Não são escravos dos velhos costumes e das velhas formas de expressão.
Tenho certeza que não é fácil para uma cultura milenar evoluir, retro-alimentar-se, reinventar-se e crescer ...além de criar novíssimas referências. [Enquanto muitos povos evoluem e se modificam apenas na aparência (arquitetura, roupas) e naquilo que tem a ver com o bolso e a sobrevivência (só pra não dizer “sistema produtivos de capital”.)]
Acredito que mais importante que trazer o Passado presente é não ter nisto o único nem mais forte modo de fazer o Presente. Por isso todo este esforço "parafrentex", que levou ao êxito do dinamismo merece admiração.

A propósito: a Quadrinhos s.a apresenta até dia 30/06/2008 no Shopping Monet, a exposição 100 ANOS DE IMIGRAÇÃO JAPONESA NO BRASIL. São obras artísticas de ilustrações, cartuns e HQ.
.

Um comentário:

Anônimo disse...

isso aí fabricio, voltando a postar.

o aspecto por ti levantado é interessante, a necessidade da cultura evoluir. só que faço a crítica a esse modelo japonês por achar que eles tentam muito ser ocidentais renegando sua história.

eu gosto muito dos mangás e animes japoneses, atualmente são os melhores.

os desenhos animados americanos estão ridículos! fique uma hora assistindo ao cartoon network e assemelhados por 1 hora e verás quão ridículos estão. histórias ruins, sem conteúdo, mal desenhados.... completamente idiotizantes.

claro que temos algumas exceções, tais como: simpsons, south park e alguns do gênero.